METODOLOGIA

Exercícios Espirituais de St. Inácio

FUNDAMENTAÇÃO DOS RETIROS DA CASA DE RETIROS PADRE ANCHIETA

Das experiências de Santo Inácio surgem os “Exercícios Espirituais”. Ele escreve seu próprio caminho espiritual e convida outros a fazerem o mesmo, a buscarem sua verdade a fim de servirem a Deus com mais liberdade e autenticidade.

Existem muitos modos de se fazer a experiência dos Exercícios Espirituais. Pode ser na forma de 30 dias de oração; de 8 dias; na vida cotidiana; e em finais de semana ao longo do ano. O importante é que cada pessoa possa descobrir seu modo próprio de rezar, de encontrar-se com Deus e de realizar sua vontade. O método inaciano prevê sempre grande liberdade para aquele que quer fazer o caminho espiritual de Santo Inácio. Desde os primeiros jesuítas, muitas pessoas, de várias origens e condições de vida, percorreram os mesmos passos de Inácio. A novidade nos últimos anos foi a redescoberta do EE para a formação de leigos e leigas que queiram algo mais em sua vida espiritual.

Algumas características do retiro inaciano:

  • Propõe uma grande liberdade para escolher o modo de rezar, o lugar, os tempos, a matéria de oração. Leva o exercitante a descobrir seu próprio modo de rezar;
  • Valoriza o encontro pessoal com Deus e a experiência madura de se perceber na presença da verdade fundamental de qualquer pessoa;
  • Acompanhamento personalizado de alguém experimentado na vida espiritual. O diretor dos EE não é o protagonista, mas, como sábio guia, conduzirá o exercitante pelos caminhos da liberdade interior;
  • Prevê amplos e participativos espaços de partilha e oração em comum, principalmente pela eucaristia diária;
  • Exercita a prática da orientação espiritual e do diário espiritual, ajudando a pessoa a tomar posse de seu próprio caminho.
  • Desenvolve um sentido eclesial e universal da missão, fortalecendo a dimensão cristológica da vocação cristã.
  • Fortalece o protagonismo de leigos e leigas, indicando um caminho de aprofundamento espiritual e teológico.

Programa:

O retirante participa de dois momentos com o grupo: a exposição do tema de reflexão que o orientador propõe para o dia e a Celebração Eucarística.
O restante do tempo, o retirante, faz sua reflexão individual, podendo usufruir dos espaços da casa e de toda a natureza que a rodeia.
O orientador, todos os dias, atende individualmente , cada retirante que deseja orientação personalizada.